Exemplo de árvore genealógica comentada

 


Nível 1- Eu, Marcus Mota, dramaturgo, compositor, ensaísta.

Nível 2: Minha mãe: costureira, cinéfila, curiosidade religiosa( Protestantismo, Espiritismo, Candomblé, rituais indígenas)escritora de cartas, gargalhada gostosa, cantora de músicas de fossa, músicas internacionais.Meu pai: militar, gaúcho, conservador, adorava samba e música/dança regional gaúcha, centro do mundo era um boteco. Contava a mesma piada mil vezes. Bebia e logo ficava embriagado e queria dar conselhos. Com seis anos fomos a um desfile de carnaval. Foi um dos dias mais felizes da minha vida. Dancei quadrinha com música tradicional gaúcha entre os 7 e 9 anos. 

Nível 3- Meus avós maternos.  Na casa deles se ouvia muito rádio. Avó-  muito religiosa, cantando hinos pela casa, contadora de histórias sempre trágicas. Vida inteira muito pobre. Vendia pipoca na praça da cidade. Risada e abraço gostosos. Era filha de uma índia paraguaia, que atravessou o rio paraguai a nado, com um imigrante francês. Avô: ex-marinheiro, andar arrastando uma perna, seresteiro, violonista, malandro, vendia bilhetes na praça, passava o dia jogando dominó e roubando no jogo. Era da Bahia, filho de descendentes de escravos africanos. Avós maternos: descendentes de católicos portugueses das ilhas de Açores. Avô: ganhou a vida com gado, fazendo a mediação entre quem queria vender e quem queria comprar. Como não havia balança, meu avô avalizava o negócio: dizia se o gado estava bem e quantas arrobas tinha o bicho. A casa deles era um ambiente mais calmo, cheio de livros, revistas de artistas famosos, telenovelas, revistas em quadrinho. A casa era grande, com um quintal enorme. Havia churrascos, com os tios avós tocando bandoneón ( um acordeão pequeno) e fazendo trovas, versos improvisados. Aos 12 anos vi um festival de música gauchesca do qual nunca me esqueci, com seus bailados, cantos e música instrumental.

Nível 4- não conheci, apenas referências contadas pelos meus avós.


Temas possíveis

a- a arte de contar histórias. Modulações vocais, gestos, etc.

b- festas populares, tradicionais. Escolher entre as performances culturais gaúchas. 

c- os boêmios antigos, as serestas,

d- a construção das perfomances no ambiente religioso. 


Depois de escolhido o tema, vamos para as metodologias.

Por exemplo: a arte de contar histórias

- gravar essas performances no contexto informal de suas apresentações

- ler sobre performances narrativas

- analisar os vídeos

- escrever sobre as análises, o que foi detectado






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Etapas do curso